O ombro é a articulação mais móvel do seu corpo. É também uma das articulações potencialmente instáveis. Como resultado, o ombro é o local de muitos problemas comuns. Isso inclui entorses, distensões, luxações, separações, tendinites, bursites, manguitos rotadores rasgados, ombro congelado, fraturas e artrite.

A articulação do ombro é composta de ossos mantidos no lugar por músculos, tendões e ligamentos. Muitos problemas no ombro são causados ​​pela quebra de tecidos moles na região do ombro. Permitindo uma amplitude de movimento de 180 graus em três planos diferentes, o ombro é uma articulação verdadeiramente extraordinária. É uma estrutura complexa feita de três juntas separadas, trabalhando juntas para oferecer uma tremenda amplitude de movimento. No entanto, muitas vezes é verdade que quanto mais uma articulação pode fazer, mais pode dar errado – e, portanto, o tratamento mais especializado necessário

Lesões no ombro podem acontecer em qualquer idade. Lesões comuns em pessoas mais jovens envolvem a articulação A / C chamada separações do ombro. Isso pode ocorrer após a queda de uma bicicleta ou após lesões esportivas, como uma pancada no ombro. Esses problemas geralmente curam sem cirurgia. As luxações da articulação do ombro geralmente ocorrem após quedas com o braço em uma posição acima da cabeça. As luxações causam rompimento dos ligamentos do ombro que podem precisar ser corrigidos cirurgicamente.

Indivíduos mais velhos geralmente têm problemas com os músculos do manguito rotador. Isso pode ser tendinite ou bursite e geralmente pode ser tratado com exercícios e medicamentos anti-inflamatórios. As rupturas do manguito rotador geralmente ocorrem em pessoas com 40 anos ou mais. Estes geralmente precisam ser corrigidos, pois o músculo rompido não pode se curar.

Nossos cirurgiões ortopédicos oferecem atendimento de classe mundial para uma variedade de condições do ombro. Eles usam os últimos avanços no diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões no ombro que aumentam a mobilidade, diminuem a dor, melhoram a função e melhoram a qualidade de vida.

Condições e Tratamentos

  • Tendinite do Bíceps;
  • Fratura Clavical;
  • Ombro congelado;
  • Procedimento de Latarjet Artroscópico;
  • Ruptura do peitoral;
  • Substituição total reversa do ombro;
  • Rasgo do manguito rotador;
  • Tendinite do manguito rotador (bursite do ombro ou síndrome do impacto);
  • Luxação/Instabilidade do Ombro;
  • Lesão do Labrum Superior;
  • Dor no ombro;
  • Separação do ombro;
  • Lesão SLAP (Lesão do Lábio Superior de Anterior para Posterior);
  • Reconstrução capsular superior;
  • Substituição total do ombro.

Artroscopia do Ombro

Um artroscópio permite que o cirurgião veja todas as estruturas dentro do ombro e faça reparos usando instrumentos especializados.

Como o artroscópio e os instrumentos cirúrgicos são pequenos, o cirurgião só precisa fazer pequenas incisões. Incisões menores resultam em menos dor e menor tempo de recuperação. A maioria das artroscopias do ombro é realizada ambulatorialmente sem pernoite no hospital.

A cirurgia artroscópica trata uma variedade de problemas comuns do ombro, incluindo lesões do manguito rotador, lágrimas labrais, instabilidade do ombro, bursite por impacto, tendinite e artrite.

Bursite ou Tendinite

Lesões por uso excessivo de atividades continuamente excessivas são algumas das principais causas de bursite ou tendinite. Lesões por uso excessivo são comumente encontradas em indivíduos que praticam esportes competitivos, mas também podem estar relacionadas a atividades repetitivas, como estantes de pintura ou de estocagem. As atividades de uso excessivo causam atrito e raspagem do manguito rotador e de suas articulações próximas. A bursite ou tendinite é tratada com moderação e redução da atividade, juntamente com um programa de reabilitação prescrito por um especialista em ombro ortopédico.

Impacto do Ombro

O impacto no ombro é normalmente encontrado em atletas que fazem movimentos sobre a cabeça regularmente. Se o conhecimento médico for consultado e tratado nos estágios iniciais, o impacto no ombro poderá ser corrigido de maneira não cirúrgica conservadora. O atraso da consulta pode resultar em mais danos ao impacto. Se sentir dor ao realizar uma atividade aérea, consulte um especialista o mais rápido possível. Se essa condição for detectada desde o início, o ajuste da atividade associada, incluindo movimentos / exercícios físicos prescritos e, possivelmente, uma injeção de cortisona pode fazer com que você retorne à sua atividade normal. Se isso não der certo, pode ser necessária uma cirurgia.

Rasgo do Manguito Rotador

Uma lesão significativa, como a queda, pode causar uma ruptura do manguito rotador. As lesões do manguito rotador também podem ser causadas por uma ruptura prolongada ou degeneração do tendão associado. Os sintomas podem incluir dor irradiada do ombro para baixo do braço, dor enquanto dorme no lado afetado ou fraqueza do braço ao tentar realizar atividades diárias. Quanto mais a dor piora, mais provavelmente indica que a lágrima está ficando maior. Se você tiver esses sintomas ou sintomas semelhantes, é importante consultar um cirurgião, especializado nessa área. Seu cirurgião provavelmente recomendará uma ressonância magnética (ressonância magnética) para confirmar e identificar a extensão da lesão.

Se identificado cedo, o tratamento não cirúrgico pode cuidar da ruptura do manguito rotador. Prescritos sob os cuidados do especialista em cirurgia, os cuidados não cirúrgicos podem incluir medicamentos anti-inflamatórios, injeções de cortisona e fisioterapia. Se a sua lágrima for significativa e não responder a uma abordagem de cuidados não cirúrgicos, a cirurgia provavelmente será recomendada. O objetivo de nossos especialistas em ombro é colaborar e trabalhar com você para aliviar sua dor e restaurar sua força.

Artrite no Ombro

A artrite do ombro pode afetar a amplitude de movimento e a capacidade de fazer as coisas do dia a dia. Pode ser causada por vários fatores diferentes, incluindo osteoartrite e artrite reumatóide. Freqüentemente hereditária, a osteoartrite ocorre mais comumente em pessoas com mais de 50 anos. A osteoartrite em pessoas mais jovens pode ser resultado de uma lesão ou trauma, como um ombro fraturado ou deslocado, conhecido como artrite pós-traumática. Dor ao mover o ombro (e depois), dor ao dormir e uma amplitude de movimento limitada são sintomas comuns.

Osteoartrite e Artrite Reumatoide do Ombro

A osteoartrite ocorre quando a articulação do ombro se desgasta. A artrite reumatóide é causada pela inflamação do revestimento da articulação que, em última análise, destrói o revestimento da articulação devido aos produtos químicos produzidos. Degeneração e lacrimejamento dos tecidos também podem resultar.

Tendinite Calcifica do Ombro

Uma das causas mais comuns de dor no ombro, a tendinite calcificada (ou tendinite) ocorre quando os depósitos de cálcio se acumulam nos músculos ou tendões. Geralmente ocorre no manguito rotador, embora possa acontecer em qualquer parte do corpo.

O grupo de músculos e tendões que conectam a parte superior do braço ao ombro é conhecido como manguito rotador. O acúmulo de cálcio nessa área causa dor e desconforto, além de restringir a amplitude de movimento do braço

A tendinite calcificada é mais provável se você pratica esportes como basquete ou tênis ou realiza muitos movimentos aéreos, como levantamento de peso.

Fraturas do Soquete do Ombro

Fraturas da cavidade do ombro são relativamente incomuns. Eles ocorrem com mais freqüência quando há trauma significativo no ombro ou como resultado de lesões esportivas de alta energia.

As duas fraturas mais comuns são as fraturas dos lábios da glenóide e as fraturas da fossa glenóide.

As fraturas do lábio glenóide ocorrem durante uma luxação ou subluxação do ombro, e a bola sai do encaixe. À medida que a bola se desloca, ela pode fraturar um fragmento do osso ao empurrar contra a borda do soquete da glenóide

As fraturas da fossa glenóide são menos comuns, frequentemente associadas a traumas graves.

Fraturas da Lâmina do Ombro (Escápula)

A omoplata (escápula) raramente é fraturada ou quebrada. As fraturas da omoplata ocorrem em menos de 1% de todas as quebras ósseas. As fraturas da omoplata ocorrem com mais frequência em homens jovens de 25 a 45 anos por causa de suas atividades e traumas encontrados, como atletismo, acidentes de automóvel e outras formas de trauma contuso.

As omoplatas fraturadas também podem incluir lesões graves no peito, pulmões e órgãos internos, com lesões associadas em até 80% das pessoas.

Os sintomas podem incluir dor, inchaço e hematomas sobre a omoplata na parte superior das costas ou na parte superior do ombro. Outros sinais de uma omoplata fraturada podem incluir dor ao mover o braço, incapacidade de movê-lo e dor com respirações profundas.

Substituição Total Reversa do Ombro

Durante esse procedimento, o cirurgião substitui uma articulação do ombro danificada por componentes artificiais que invertem a estrutura do ombro. A substituição total reversa do ombro é usada para tratar condições que não podem ser tratadas com a substituição total convencional do ombro ou outros procedimentos.

Esse procedimento é usado com mais frequência em pacientes que tiveram uma ruptura completa do manguito rotador, especialmente quando aqueles cujas lesões levaram a uma condição artrítica chamada artropatia por ruptura do manguito. Também é útil para pacientes que tiveram uma falha total na substituição do ombro.

ortopedista especialista em ombro

O ombro é a articulação mais móvel do seu corpo. É também uma das articulações potencialmente instáveis. Como resultado, o ombro é o local de muitos problemas comuns. Isso inclui entorses, distensões, luxações, separações, tendinites, bursites, manguitos rotadores rasgados, ombro congelado, fraturas e artrite.

A articulação do ombro é composta de ossos mantidos no lugar por músculos, tendões e ligamentos. Muitos problemas no ombro são causados ​​pela quebra de tecidos moles na região do ombro. Permitindo uma amplitude de movimento de 180 graus em três planos diferentes, o ombro é uma articulação verdadeiramente extraordinária. É uma estrutura complexa feita de três juntas separadas, trabalhando juntas para oferecer uma tremenda amplitude de movimento. No entanto, muitas vezes é verdade que quanto mais uma articulação pode fazer, mais pode dar errado – e, portanto, o tratamento mais especializado necessário

Lesões no ombro podem acontecer em qualquer idade. Lesões comuns em pessoas mais jovens envolvem a articulação A / C chamada separações do ombro. Isso pode ocorrer após a queda de uma bicicleta ou após lesões esportivas, como uma pancada no ombro. Esses problemas geralmente curam sem cirurgia. As luxações da articulação do ombro geralmente ocorrem após quedas com o braço em uma posição acima da cabeça. As luxações causam rompimento dos ligamentos do ombro que podem precisar ser corrigidos cirurgicamente.

Indivíduos mais velhos geralmente têm problemas com os músculos do manguito rotador. Isso pode ser tendinite ou bursite e geralmente pode ser tratado com exercícios e medicamentos anti-inflamatórios. As rupturas do manguito rotador geralmente ocorrem em pessoas com 40 anos ou mais. Estes geralmente precisam ser corrigidos, pois o músculo rompido não pode se curar.

Nossos cirurgiões ortopédicos oferecem atendimento de classe mundial para uma variedade de condições do ombro. Eles usam os últimos avanços no diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões no ombro que aumentam a mobilidade, diminuem a dor, melhoram a função e melhoram a qualidade de vida.

Condições e Tratamentos

  • Tendinite do Bíceps;
  • Fratura Clavical;
  • Ombro congelado;
  • Procedimento de Latarjet Artroscópico;
  • Ruptura do peitoral;
  • Substituição total reversa do ombro;
  • Rasgo do manguito rotador;
  • Tendinite do manguito rotador (bursite do ombro ou síndrome do impacto);
  • Luxação/Instabilidade do Ombro;
  • Lesão do Labrum Superior;
  • Dor no ombro;
  • Separação do ombro;
  • Lesão SLAP (Lesão do Lábio Superior de Anterior para Posterior);
  • Reconstrução capsular superior;
  • Substituição total do ombro.

Artroscopia do Ombro

Um artroscópio permite que o cirurgião veja todas as estruturas dentro do ombro e faça reparos usando instrumentos especializados.

Como o artroscópio e os instrumentos cirúrgicos são pequenos, o cirurgião só precisa fazer pequenas incisões. Incisões menores resultam em menos dor e menor tempo de recuperação. A maioria das artroscopias do ombro é realizada ambulatorialmente sem pernoite no hospital.

A cirurgia artroscópica trata uma variedade de problemas comuns do ombro, incluindo lesões do manguito rotador, lágrimas labrais, instabilidade do ombro, bursite por impacto, tendinite e artrite.

Bursite ou Tendinite

Lesões por uso excessivo de atividades continuamente excessivas são algumas das principais causas de bursite ou tendinite. Lesões por uso excessivo são comumente encontradas em indivíduos que praticam esportes competitivos, mas também podem estar relacionadas a atividades repetitivas, como estantes de pintura ou de estocagem. As atividades de uso excessivo causam atrito e raspagem do manguito rotador e de suas articulações próximas. A bursite ou tendinite é tratada com moderação e redução da atividade, juntamente com um programa de reabilitação prescrito por um especialista em ombro ortopédico.

Impacto do Ombro

O impacto no ombro é normalmente encontrado em atletas que fazem movimentos sobre a cabeça regularmente. Se o conhecimento médico for consultado e tratado nos estágios iniciais, o impacto no ombro poderá ser corrigido de maneira não cirúrgica conservadora. O atraso da consulta pode resultar em mais danos ao impacto. Se sentir dor ao realizar uma atividade aérea, consulte um especialista o mais rápido possível. Se essa condição for detectada desde o início, o ajuste da atividade associada, incluindo movimentos / exercícios físicos prescritos e, possivelmente, uma injeção de cortisona pode fazer com que você retorne à sua atividade normal. Se isso não der certo, pode ser necessária uma cirurgia.

Rasgo do Manguito Rotador

Uma lesão significativa, como a queda, pode causar uma ruptura do manguito rotador. As lesões do manguito rotador também podem ser causadas por uma ruptura prolongada ou degeneração do tendão associado. Os sintomas podem incluir dor irradiada do ombro para baixo do braço, dor enquanto dorme no lado afetado ou fraqueza do braço ao tentar realizar atividades diárias. Quanto mais a dor piora, mais provavelmente indica que a lágrima está ficando maior. Se você tiver esses sintomas ou sintomas semelhantes, é importante consultar um cirurgião, especializado nessa área. Seu cirurgião provavelmente recomendará uma ressonância magnética (ressonância magnética) para confirmar e identificar a extensão da lesão.

Se identificado cedo, o tratamento não cirúrgico pode cuidar da ruptura do manguito rotador. Prescritos sob os cuidados do especialista em cirurgia, os cuidados não cirúrgicos podem incluir medicamentos anti-inflamatórios, injeções de cortisona e fisioterapia. Se a sua lágrima for significativa e não responder a uma abordagem de cuidados não cirúrgicos, a cirurgia provavelmente será recomendada. O objetivo de nossos especialistas em ombro é colaborar e trabalhar com você para aliviar sua dor e restaurar sua força.

Artrite no Ombro

A artrite do ombro pode afetar a amplitude de movimento e a capacidade de fazer as coisas do dia a dia. Pode ser causada por vários fatores diferentes, incluindo osteoartrite e artrite reumatóide. Freqüentemente hereditária, a osteoartrite ocorre mais comumente em pessoas com mais de 50 anos. A osteoartrite em pessoas mais jovens pode ser resultado de uma lesão ou trauma, como um ombro fraturado ou deslocado, conhecido como artrite pós-traumática. Dor ao mover o ombro (e depois), dor ao dormir e uma amplitude de movimento limitada são sintomas comuns.

Osteoartrite e Artrite Reumatoide do Ombro

A osteoartrite ocorre quando a articulação do ombro se desgasta. A artrite reumatóide é causada pela inflamação do revestimento da articulação que, em última análise, destrói o revestimento da articulação devido aos produtos químicos produzidos. Degeneração e lacrimejamento dos tecidos também podem resultar.

Tendinite Calcifica do Ombro

Uma das causas mais comuns de dor no ombro, a tendinite calcificada (ou tendinite) ocorre quando os depósitos de cálcio se acumulam nos músculos ou tendões. Geralmente ocorre no manguito rotador, embora possa acontecer em qualquer parte do corpo.

O grupo de músculos e tendões que conectam a parte superior do braço ao ombro é conhecido como manguito rotador. O acúmulo de cálcio nessa área causa dor e desconforto, além de restringir a amplitude de movimento do braço

A tendinite calcificada é mais provável se você pratica esportes como basquete ou tênis ou realiza muitos movimentos aéreos, como levantamento de peso.

Fraturas do Soquete do Ombro

Fraturas da cavidade do ombro são relativamente incomuns. Eles ocorrem com mais freqüência quando há trauma significativo no ombro ou como resultado de lesões esportivas de alta energia.

As duas fraturas mais comuns são as fraturas dos lábios da glenóide e as fraturas da fossa glenóide.

As fraturas do lábio glenóide ocorrem durante uma luxação ou subluxação do ombro, e a bola sai do encaixe. À medida que a bola se desloca, ela pode fraturar um fragmento do osso ao empurrar contra a borda do soquete da glenóide

As fraturas da fossa glenóide são menos comuns, frequentemente associadas a traumas graves.

Fraturas da Lâmina do Ombro (Escápula)

A omoplata (escápula) raramente é fraturada ou quebrada. As fraturas da omoplata ocorrem em menos de 1% de todas as quebras ósseas. As fraturas da omoplata ocorrem com mais frequência em homens jovens de 25 a 45 anos por causa de suas atividades e traumas encontrados, como atletismo, acidentes de automóvel e outras formas de trauma contuso.

As omoplatas fraturadas também podem incluir lesões graves no peito, pulmões e órgãos internos, com lesões associadas em até 80% das pessoas.

Os sintomas podem incluir dor, inchaço e hematomas sobre a omoplata na parte superior das costas ou na parte superior do ombro. Outros sinais de uma omoplata fraturada podem incluir dor ao mover o braço, incapacidade de movê-lo e dor com respirações profundas.

Substituição Total Reversa do Ombro

Durante esse procedimento, o cirurgião substitui uma articulação do ombro danificada por componentes artificiais que invertem a estrutura do ombro. A substituição total reversa do ombro é usada para tratar condições que não podem ser tratadas com a substituição total convencional do ombro ou outros procedimentos.

Esse procedimento é usado com mais frequência em pacientes que tiveram uma ruptura completa do manguito rotador, especialmente quando aqueles cujas lesões levaram a uma condição artrítica chamada artropatia por ruptura do manguito. Também é útil para pacientes que tiveram uma falha total na substituição do ombro.

Localização & Contato

QI 15 Lago Sul – Brasília/DF Victoria Medical Center Em frente ao Hospital Brasília Telefone: (61) 3248-4490 | 3248-4287 | 3248-4544 Whatsapp agendar pelo whatsapp (61) 99216-3945

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª de 8:00 às 18:00 Localização no mapalocalizacao maps

Victoria Medical Center
Victoria Medical Center

Localização & Contato

SHIS o – QI 15, Lago Sul, Brasília – DF Victoria Medical Center Em frente ao Hospital Brasília Telefone: (61) 3248-4490 | 3248-4287 | 3248-4544 Whatsapp agendar pelo whatsapp (61) 99216-3945

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª de 8:00 às 18:00 Localização no mapalocalizacao maps

clinica-de-ortopedia-brasilia-1-460x295
clinica-de-ortopedia-brasilia-3-460x295
A Clínica Cobra Ortopedista 4
clinica-de-ortopedia-brasilia-6-460x295
clinica-de-ortopedia-brasilia-5-460x295
clinica-de-ortopedia-brasilia-7-460x295

Avaliações

“Dr Saulo é excelente.. super recomendo!!! Eu adorei o resultado do tratamento, indico a todos. Médico atencioso e muito inteligente, me explicou tudo com muita calma e me mostrou o melhor tratamento”avaliacao 5 estrelas DÉA LUCIMARA SOUZA

“O Dr Paulo é  ‘O MÉDICO’! Mega competente, excelente resultados com os tratamentos feitos no meu joelho!”avaliacao 5 estrelas JÚNIOR CLÁUDIO FONTENELLE

“Atendimento foi na hora, excelente clínica e o Dr me atendeu muito bem. Gostei bastante!” avaliacao 5 estrelas FAFÁ GOUVEIA

“Eu acho que o tratamento certo com o médico certo faz toda diferença para uma atleta. Gostei de ter encontrado o Dr. João Simionatto pois ele resolveu tudo da melhor forma possivel no meu ombro e braço.” avaliacao 5 estrelas LUANA COELHO